12246 - A PRÁTICA NA PRÁTICA – DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL
A quem se destina: ADVOGADOS EM DIA COM A ANUIDADE DA OAB/SP, ESTAGIÁRIOS, BACHARÉIS E PROFISSIONAIS DE OUTRAS ÁREAS COM CURSO SUPERIOR.
Carga horaria: 6 Horas.
Período: 20/10 e 27/10/2025. Das 19h00 às 22h00 (segundas-feiras)
Data de início: 20/10/2025
Data de término: 27/10/2025
Para saber como comprar com sua anuidade de volta, clique na imagem abaixo:

.png)
.png)
Objetivo Geral:
Capacitar jovens advogados para atuarem com segurança e proatividade na elaboração da Resposta à Acusação nos procedimentos ordinário e sumário. O curso abordará estratégias essenciais, incluindo teses de rejeição tardia da denúncia, o pedido de medidas despenalizadoras (mesmo na ausência de proposta do Ministério Público), o requerimento de provas sob pena de preclusão temporal, a atuação em casos de negativa de homologação do ANPP, a aplicação da Suspensão Condicional do Processo e o desenvolvimento de estratégias defensivas na RA para uma instrução processual mais favorável, jurisprudências atualizadas do STJ e STF sobre o tema Medidas Despenalizadoras.
Objetivos Específicos:
Elaborar a Resposta à Acusação com a inclusão de todas as teses defensivas de preliminar e mérito necessárias para uma atuação robusta em sede de instrução processual ou para pleitear a absolvição sumária nos termos do artigo 397 do Código de Processo Penal.
DISTRIBUIÇÃO DA AULAS:
20/10/2025 (Aula 1):
Desenhando o Procedimento Ordinário; Teses de Preliminar; Negativa de Medidas Despenalizadoras - Compreensão do fluxo do procedimento ordinário; Análise e aplicação das teses de preliminar na Resposta à Acusação; Estratégias para pleitear medidas despenalizadoras quando não há proposta do Ministério Público.
27/10/2025 (Aula 2):
Elaboração de Mérito da Resposta à Acusação; Requerimentos de Provas Periciais Específicas para cada caso concreto sob pena de preclusão; O que devo e não devo arguir no mérito - Desenvolvimento da argumentação de mérito na Resposta à Acusação; Identificação e requerimento de provas periciais específicas para cada caso concreto, com foco na reclusão temporal, e outros tipos de provas; Diretrizes sobre o que incluir e o que evitar na argumentação de mérito para otimizar a defesa; Como fazer um rol de testemunhas, quando à princípio não há testemunhas para evitar a preclusão dessa prova
Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.
Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.
Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.